Guia gratuito sobre a inovação no ensino

 

Innovación en la enseñanza: Recursos online gratuitos y cambios de modelos y políticas. [e-Book]  Valencia, Universidad Internacional de Valencia, 2014.

Innovación en la enseñanza: Recursos online gratuitos y cambios de modelos y políticas. [e-Book] Valencia, Universidad Internacional de Valencia, 2014.


Este guia oferece uma visão geral e integral do significado da inovação para o ensino, prestando especial atenção às (novas) tecnologias. O certo é que, ainda que este tipo de recursos sejam fundamentais, o sucesso da introdução de aspetos inovadores nas distintas etapas educativas depende também da implantação de importantes mudanças na cultura docente e organizativa.

 

Conteúdo do guia:
Principais recursos abertos gratuitos.
Mudanças nas políticas e modelos educativos.
Novos papéis na educação.

Download

 

Guia do Facebook para educadores. Uma ferramenta para ensinar e aprender

 

(2014). [e-Book]  Guía de Facebook para educadores. Una herramienta para enseñar y aprender, The Education Foundation, 2014.

(2014). [e-Book] Guía de Facebook para educadores. Una herramienta para enseñar y aprender, The Education Foundation, 2014.

Os estudantes de hoje cresceram num “mundo digital” rodeados de meios sociais e tecnologias móveis, e como resultado, desenvolveram-se novas formas de entender, aprender e processar informação. À medida que os meios de comunicação social vão evoluindo, os professores têm que encontrar novas e inovadoras formas de aproveitar o poder destas tecnologias para melhorar o seu plano de estudos, e apoiar diferentes estilos de aprendizagem.

 

Os educadores estão a começar a dar-se conta do grande potencial que o Facebook tem na aula, não tanto como uma distração, mas antes como uma ferramenta de aprendizagem colaborativa para estudantes nas escolas e universidades. Cremos que o facto de oferecer a todos um acesso às plataformas digitais nestes ambientes de aprendizagem, proporciona-lhes as competências básicas e essenciais que lhes permitem saber navegar no mundo digital e ser cidadãos digitais totalmente preparados para enfrentar este desafio.

O Facebook é uma ferramenta chave para o ensino e a aprendizagem no século XXI para fazer com que a educação seja mais social. Trata-se de uma “caixa de ferramentas” essencial para os educadores que já está a ser utilizada nas escolas, colégios e universidades de toda a Espanha, Reino Unido e por todo o mundo. []

Download